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E-commerce

O que é essencial para operar uma loja virtual?

Após falarmos de pontos mais técnicos e de sistemas, precisamos também falar do que é essencial para operar a loja virtual. Listamos os itens que devem ser pensados e avaliados a fundo para o sucesso de vendas online: Produtos cadastrados...

  • Por Debora Pazzim
  • Publicado em 22 de Abril de 2020

Após falarmos de pontos mais técnicos e de sistemas, precisamos também falar do que é essencial para operar a loja virtual.

Listamos os itens que devem ser pensados e avaliados a fundo para o sucesso de vendas online:
  • Produtos cadastrados com preços corretos, e uma estratégia de precificação: na internet existem muitos buscadores de preço que armazenam o preço dos produtos ao longo do tempo para que seja feita uma comparação, indicando se a loja aumenta ou diminui preços em datas comemorativas ou Black Friday, por exemplo. Por isso e para fidelizar seu cliente, é importante manter uma política de precificação coerente, independente do canal de venda;
  • Fotos em still fundo branco: assim como nos deliciamos ao ver a foto de um prato no cardápio de um restaurante, precisamos fazer com que os olhos do cliente virtual brilhem ao ver nossos produtos. As fotos em still fundo branco são aquelas fotos do produto em mais de uma posição, com disponibilidade de zoom, que permitem que o cliente tenha uma visão ampla e verdadeira do que está prestes a adquirir;
  • Fotos ambientadas: muitas vezes os produtos falam por si só, mas para aumentar a chance de conversão, fotos em modelos e situações ambientadas são fundamentais. Essas fotos trazem um colorido ao site e mostram quem é o público-alvo do seu produto;
  • Campanhas de e-mail marketing: para atrair novos clientes e manter os antigos, precisamos sempre informar que estamos online e temos o que o cliente precisa. Para isso, pensar em e-mails não invasivos, informativos e comerciais é um excelente método para trazer tráfego ao seu site;
  • Avaliação diária de indicadores de acesso, tempo de navegação, taxa de abandono de carrinho, taxa de conversão, entre outros: acompanhar de perto como estão os indicadores é uma tarefa prazerosa para quem gosta do mundo digital. Entender as tendências de navegação e consumo para traçar novas estratégias de produtos e marketing também é essencial para a loja;
  • Canal online e por telefone para responder dúvidas dos clientes: quando um cliente compra online, ele precisa se sentir muito mais protegido. Por isso, deixe sempre um telefone ou WhatsApp para contato além de e-mail e formulário no site. Um e-mail não respondido pode virar uma crítica nas redes sociais facilmente;
  • Pessoal qualificado para operacionalizar os pedidos: existe também o mundo offline nas vendas online. Precisamos de alguém que seja responsável por separar o pedido, atualizar o sistema, preparar a embalagem e postar no correio ou transportadora;
  • Política de trocas e devoluções bem clara: seguir as leis do e-commerce e manter uma página de ajuda clara para seus clientes evita muita dor de cabeça. Certifique-se de que seu site possui estes dados de maneira fácil.

Esses pontos listados acima são pontos básicos que devem ser levados em consideração quando pensamos em abrir a nossa loja virtual, claro que podemos começar uma operação online aos poucos, mas para que tenha sucesso precisamos cumprir estas etapas.

Marketplace é uma boa?

Como falamos no início do artigo, o www não é a única maneira de vender online. Caso seu negócio opere de maneira mais simples, você pode optar por iniciar seu canal de venda online em marketplaces já conhecidos (Mercado Livre, B2W, Magalu, entre outros).

Os marketplaces são como os nossos shoppings: já são conhecidos, já atraem público e cobram um percentual pelas vendas (geralmente tem uma taxa de serviço alta). A vantagem aqui, além de não precisar fazer campanhas de marketing para atrair novos clientes, é que o pagamento é processado pelo próprio marketplace e você recebe o valor das vendas já com o desconto da taxa de serviço em períodos pré-determinados. Você pode disponibilizar os produtos manualmente (com foto, descrição e preço) ou integrar a sua loja virtual, caso você já tenha uma.

O e-commerce trabalha sozinho?

O mais importante quando pensar em vender online é ter em mente de que a loja virtual (ou o canal de venda) não trabalha sozinho. Assim como em uma loja física é necessário esforço e dedicação para sempre trazer novidades e atualizar a vitrine (que no caso do site é o banner principal da página). Imagine que um cliente que passa na sua loja física e enxerga sempre a mesma vitrine, acaba se acostumando que “nunca tem novidades” e perde a vontade de voltar a olhar para a sua loja. O mesmo acontece no digital. A criação de conteúdo e as novidades devem ser periódicas e constantemente comunicadas ao seu público.

Em outro artigo aqui no blog falamos sobre CRM e a importância de entender quem é o nosso público e qual é a interação dele com a nossa marca para criarmos estratégias certas de atração e retenção. Para o digital a importância é a mesma, e é até mais fácil identificar quem interage conosco em redes sociais, site e e-mail.

No próximo artigo vou quais são os principais indicadores de mercado que devemos acompanhar no e-commerce, bora conferir?

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