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Compras

O cadastro de produto vale ouro

As louças estão nos armários da cozinha, talheres na gaveta, sofá na sala e roupas nos armários do quarto de cada um. Imagine se estes itens estivessem distribuídos “sem cadastro”, e somente uma pessoa soubesse onde cada coisa está? Como...

  • Por Dayana Wasem
  • Publicado em 22 de Abril de 2020

As louças estão nos armários da cozinha, talheres na gaveta, sofá na sala e roupas nos armários do quarto de cada um. Imagine se estes itens estivessem distribuídos “sem cadastro”, e somente uma pessoa soubesse onde cada coisa está? Como o filho iria encontrar o uniforme da escola? Ou como o pai iria encontrar a chave do carro? Quem saberia onde está a comida do cachorro? Uma analogia para exemplificar a importância do cadastro do produto.

Quanto maior a quantidade de características que compuseram o cadastro de produtos, maior será amplitude de olhar para agir com foco, e aí então, encarar o planejamento de compra como uma ferramenta de resultados.

O consultor, Ronald Kellermann, que tem experiência consistente no campo de vendas e tecnologia diz que base para entendermos qualquer novo cliente é análise de histórico de performance, e esta análise só é possível com banco de dados corretamente abastecido, conforme ele compartilha abaixo:

“Vivemos no meio da “era das informações”

“Vivemos no meio da “era das informações”, um momento em que a análise de dados pode determinar a direção e consolidar o sucesso de uma empresa. Na era digital, conhecer seus clientes em um nível mais pessoal é a maneira mais eficaz de desenvolver comunicações de marketing, relatórios de atendimento ao cliente ou iniciativas que ofereçam valor genuíno e produzam resultados reais. Ao gerenciar os dados do cliente da maneira certa, você poderá obter recompensas incríveis. 

Porém, existe uma etapa anterior e fundamentalmente importante neste processo de gerenciamento de dados digitais: o correto cadastro de seus produtos no seu sistema de gestão. 

Não importa se sua loja vende 10 produtos ou 10.000, você tem muitos dados do produto para acompanhar. De SKUs a descrições, imagens, preços, fornecedores, informações de quantidades de remessa e muito mais – os varejistas podem colocar até 200 atributos a cada produto vendido. Tudo isto precisa ser muito bem gerenciado, com excelente e perfeita qualidade da informação”

Cadastro de produtos e e-commerce

Numa eventual estratégia de e-commerce de sua loja, esta base de dados de produtos torna-se ainda mais importante. Através dela, os clientes online irão acessar todas as características daqueles produtos que estão à procura. Portanto, sem o cadastro de produto ideal seu alcance digital será prejudicado. 

O que você pode fazer hoje?

Vá em frente, aproveite períodos de entressafra e colaboradores que se identificam com esta atividade para colocar as mãos na massa. Algumas das atividades que você pode fazer neste tempo ligadas a base de dados de produtos incluem:

  • Escrever descrições de produtos de alta qualidade e padronizadas (sistemas de gestão especialistas fazem a composição do nome do produto automaticamente de acordo com as informações abaixo);  
  • Padronizar as categorias;
  • Padronizar tipos de produtos;
  • Inserir coleções;
  • Inserir cores; 
  • Adicionar imagens;
  • Inserir dimensões, cores e materiais utilizados;
  • Outros.”

Os sistemas de gestão especialistas apresentam flexibilidade para a inclusão de informações pertinentes a cada negócio. Para o varejo de calçado, compartilhamos algumas sugestões de características:

  • SEGMENTO: feminino, masculino, infantil
  • CATEGORIA: calçado, bolsas, bijuteria, boné / chapéu, acessórios, meias, cintos
  • TIPO: no calçado masculino poderia ser sapato social, mocassim, sapatênis, tênis de performance, chinelos, sandália. 

Já no calçado feminino poderia ser sapatilha, sandália rasteira, sandália salto, sandália de traseiro aberto ou fechado, tamanco rasteiro, tamanco anabela, sandália plataforma, sapato salto alto, sapato salto médio, bota salto baixo, bota salto baixo, bota cano longo, bota cano curto, coturno, tênis casual, tênis performance, e por aí vai, conforme sua região e necessidade da sua loja.

  • COR / MATERIAL: é bacana inserir esta informação para usar o resultado da venda como um indicador de assertividade em compras futuras e também para análise de eventuais promoções.
  • COLEÇÃO: a região sul e parte do sudeste tem bastante acentuada a diferença de temperaturas ao longo do ano, ficando clara a divisão de coleções com produtos de inverno e verão. Mas mesmo lojas do norte e nordeste, que vivem temperaturas de verão o ano inteiro podem inserir a classificação de coleção no cadastro. Essas coleções podem ser indicadas por estações ou períodos de venda (semestral ou trimestral, por exemplo). Com a indicação da coleção é possível fazer um corte de venda para analisar a performance do planejamento de compras específicas. 
  • CAMPANHA: assim como identificação da coleção, inserir a informação de “campanha” pode contribuir tanto na análise quando no planejamento. Identificar as campanhas da sua região pode ser um ótimo início no planejamento de ações estratégicas focada em venda. Alguns exemplos de campanha? Dia das Mães, Volta as Aulas, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Carnaval, Natal e Festas. Lembre de pontuar também no calendário as festas regionais que podem gerar oportunidade de vendas e ações.
  • FORNECEDOR: se o fornecedor tiver mais de um ponto de envio de mercadoria é bacana especificar de alguma forma também. Essa informação vai influenciar no prazo de entrega e consequentemente no período de compra.
  • MARCA: costumamos abrir um espaço para marca, independente do fornecedor, pois há uma tendência de crescimento de marcas próprias no mercado. Uma prática já conhecida em prived label e grandes redes e que está crescendo também nas sapatarias. Então a identificação de marca pode trazer resultados surpreendentes nas análises e também orientar desenvolvimentos e compras de itens exclusivos.
  • PREÇO: ter o sistema corretamente abastecido com preço de compra e venda é básico e fundamental para mensurarmos resultados. Assim como a data de entrada de produto e de venda.

Compartilho abaixo uma planilha base que usamos para coleta de informações através do ERP (sistemas especialistas em lojas de calçados e roupas tendem a ter esse relatório pronto) com o objetivo de fazer planejamento estratégico:

Falar de evolução na gestão dos cadastro pode soar uma questão delicada para alguns negócios, principalmente quando o dono da loja tem “todas as informações na cabeça”. É importante considerar que a assertividade nas compras que pode dar certo hoje no feeling, poderia ser ainda melhor. É preciso estar preparado.

O cadastro de produtos está incompleto, e agora?

Não se sintam culpados ou desmotivados se sua loja não tem o cadastro de produtos completo, a melhor maneira de mudar este cenário é começar a agir diferente a partir de hoje. Se o volume de itens for alto, avalie a possibilidade de ter uma pessoa exclusiva para isso. 

Tenha segurança de que quando começar a usar os dados de cadastro para planejamento estratégico de compra essa atividade irá trazer resultados positivos e melhores resultados.

Quanto melhor a qualidade das informações para analisar o histórico de vendas e decidir o que comprar, melhor pode se tornar o alinhamento da equipe na construção de resultados saudáveis. Engaje sua equipe nesta missão, com certeza todos buscam oportunidade de crescimento, está no seu papel mostrar que este crescimento pode vir através de resultado!

Para falar com um especialista da Data System sobre relatórios avançados para gestão de compras clique aqui

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