Com 1 milhão de pares de sapatos envelhecidos, Sapataria Elmo conta como reestruturou operação 

Em parceria com Data System, rede de lojas investe em tecnologia para ganhar visão estratégica de 14 operações no Brasil e adota novo posicionamento 

Rodrigo Falci, presidente da Sapataria Elmo, rede varejista do setor calçadista, soma 84 anos de experiência no mercado. Mesmo diante de oito décadas de consolidação no ramo, Falci conta que foi preciso se reinventar para transformar os desafios do negócio em um novo posicionamento no setor. Com quase 2 milhões de pares de calçados envelhecidos no seu estoque e sem clareza de dados sobre isso, ter visão estratégica da rede tornou- se sua maior missão como CEO.  

Após anos de entraves em relação à gestão e detalhamento de informações de rede, a varejista mineira adotou um ERP (Enterprise Resource Planning) da Data System, empresa líder no desenvolvimento de software para o varejo de moda, que ajuda na tomada de decisão em tempo real. 

Em 2018, a rede contava com cerca de quase 2 milhões de pares em estoque, sendo que 70% eram ultra envelhecidos e cerca de 450 mil pares poderiam ser utilizados, mas o sistema em operação não acusava essa falha. Atualmente, com a entrada do PDV 4.0 da Data System,  o estoque conta com 70 mil pares nas 14 operações da rede. Além disso, um par demora de 8 até 12 semanas para sair do estoque e ser vendido.   

Atualmente, cerca de 14 lojas da rede operam com o ERP da Data System e a adoção do sistema foi fundamental para reestruturar a operação da marca, que vem melhorando  seus processos. Anteriormente, a empresa encontrava dificuldade para consolidar dados precisos sobre a operação, em especial sobre a gestão de estoque, compras e vendas.  

Com a implantação do sistema, conhecido como PDV 4.0, a varejista pôde avaliar campanhas e obter métricas detalhadas referente à margem de lucro. Em tempo real, o ERP traz  agilidade para que a loja ajuste estratégias e trace novas rotas mais assertivas.  Com os números, é possível extrair dados e relatórios desenvolvidos especificamente para o setor e possibilitar a integração com plataformas. 

“A Data  System trouxe uma solução facilitadora para todas as lojas da nossa rede e uma visão 360,  o PDV 4.0 permitiu uma evolução sistêmica na loja. Com a parceria, nós conseguimos enxergar todas as lacunas que a gestão estava criando, isso facilita e transforma a visão dos nossos gestores e colaboradores”, explica Rodrigo Falci, presidente  da Sapataria Elmo.  

Fluxo de estoque mais assertivo   

A gestão de estoque foi um passo fundamental para consolidar a reestruturação da Elmo nos últimos anos. A importância do planejamento desta área é vital para a sobrevivência dos varejistas, pois estima-se que 75 a 80% do investimento total de uma loja de varejo se concentra em produtos.  

Com a chegada da Data System e o início da transformação tecnológica instaurada nas lojas da empresa, a Elmo conseguiu enxergar a cobertura de estoque, ou seja, o tempo médio em que o produto leva para ser vendido, se adequar ao padrão praticado por grandes marcas do mercado. “Pode parecer surreal, mas antes de termos a Data System como parceira, nós não sabíamos que tipo de produtos, numeração e cor tínhamos em estoque”, explica Falci. 

O acompanhamento de perto muda a rota das estratégias. Quando o sistema escolhido não desempenha e não te mostra o detalhamento de estoque, há um risco considerável de endividamento. Quando não há uma observação, a loja trabalha com um capital encarecido que, muitas vezes, poderia ser aplicado melhor”, explica o presidente. 

O ERP permite, por exemplo, que os PDVs sejam pensados com observância no custo da operação e ajude o lojista na injeção melhor projetada de capital. Segundo Rodrigo Roland, CEO da Data System, contribuir para melhor assertividade das empresas é o propósito da empresa.  

“Modernizar e buscar diariamente novas referências trouxe uma gestão mais otimizada para Elmo, que era seu grande impasse dos últimos anos. Mudanças assim permitem que a empresa se posicione de forma transparente e mostra a importância da transparência entre a gestão e seus colaboradores”, finaliza.  


Sobre a Data System 

Há quase 30 anos no mercado de varejo e tecnologia, a Data System é líder no desenvolvimento de softwares para lojas de calçados e roupas – que movimenta mais de R$7 bilhões em vendas por ano. Possui mais de 3 mil clientes por todo o país, com grandes varejistas no leque como: Constance Calçados, Mundial Calçados, Martinez, Estrela Lojas, Labellamafia, entre outras. Além disso, em 2021, a empresa foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar com Tecnologia de Informação (T.I) no Brasil, de acordo com a GPTW. Saiba mais em: https://www.datasystem.com.br/ 

Publicado por: Rubia Fernanda Vitt em 14/07/2022 às 13:59