Como melhorar os lucros da loja física?

Como otimizar o lucro e as operações da loja? Gestão, estratégia, prioridades, indicadores… Fatores essenciais para mensurar a lucratividade das lojas de calçados e roupas. 


Tudo dentro de um estabelecimento pode ser  matematicamente mensurado. A partir do momento que o lojista seleciona um parâmetro, há uma visão mais realista da performance do negócio: a percepção é aliada do gestor quando se baseia em análises numéricas. Por exemplo: quando analiso um relatório de tendência nas vendas, a gestão utiliza o feeling para decidir qual será o mix de produtos e os dados para saber o quanto comprar por peça com a verba de compra pré estabelecida e depois realizar a gestão por categorias para mensurar resultados.

Enquanto muitos desejam vender mais, nem sempre melhorar a quantidade de vendas reduz os prejuízos – você já parou para refletir sobre isso?

Um cenário frequente  consiste em precificar os produtos erroneamente na esperança de alavancar as vendas; o lojista aplica o markup  e compra baseado unicamente na estratégia de preço, no intuito de gerar volume nas vendas; consequentemente o negócio fica mais prejudicado devido a ausência de ferramentas de controles dentro da operação de loja para dimensionar adequadamente outros fatores como a margem líquida, o giro, cobertura de estoque, a cobertura, as despesas fixas, variáveis… Enfim, não há uma noção realista da performance, capaz de reverter danos em melhorias.

Diante de um contexto de perdas, se faz necessário um diagnóstico através do levantamento de todos os dados da empresa no sistema para entender qual é o ponto mais crítico. No caso das vendas com um baixo ticket médio e margem líquida pequena, logo para aumentar o faturamento total da loja se faz necessário o caminho oposto: reduzir a quantidade de vendas e aumentar o ticket médio. À exemplo, o negócio registra 1000 vendas com um ticket no valor R$20,00 quando existe potencial suficiente para um ticket de até R$120,00. Apesar da queda na performance há melhoria na qualidade das vendas fechadas ao alterar algumas estratégias do estabelecimento que melhoram a rentabilidade.

Daí a importância de ter um sistema especialista: o lojista compreende a performance a partir de indicadores específicos do varejo de moda como grade de produtos, transferência de mercadorias, categorização personalizada, análise de estoque, ferramenta open to buy (OTB), fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício (DRE), entre outras funcionalidades essenciais ao segmento que permitem otimizar a operação de loja, alavancar resultados e diminuir a margem de erro, do contrário um indicador errado compromete os resultados.

Publicado por: Renata Tomaz Pires em 17/09/2021 às 22:21