• Início
  • Soluções
  • Planos
  • Quem Somos
  • Carreiras
  • Blog
  • Fale com vendas
  • Área do cliente
  • Início
  • Soluções
  • Planos
  • Quem Somos
  • Carreiras
  • Blog
  • Fale com vendas
  • Área do cliente
  • Assuntos
  • Site Data System
Compras

Controle de Estoque para Lojas de Calçados e Roupas

Um dos ativos mais importantes para o lojista é o estoque: além de ser responsável pela operação da loja, é a diferença entre lucro e prejuízo. Todo gestor precisa saber o momento ideal de compra, a hora de aumentar ou...

  • Por Murilo Roland
  • Publicado em 27 de Agosto de 2021

Um dos ativos mais importantes para o lojista é o estoque: além de ser responsável pela operação da loja, é a diferença entre lucro e prejuízo. Todo gestor precisa saber o momento ideal de compra, a hora de aumentar ou diminuir o giro, realizar a manutenção das atividades, etc. Toda ação no estoque impacta diretamente outras áreas como vendas, finanças e até mesmo a experiência do cliente no ponto de venda (PDV).

Por exemplo, a ponta de estoque prejudica a operação, ao analisar com maior precisão a situação das lojas, uma ferramenta de gestão especialista no varejo de moda oferece relatórios como a sugestão de transferência entre lojas, ou seja, a partir dos dados do negócio, quais estabelecimentos podem receber o produto sem inchar o estoque e facilitar a venda de um item que está com a grade quebrada? 

Muitos lojistas sentem dificuldade nas análises devido a falta de ferramentas específicas que o ajudem a entender desde a lucratividade do negócio até o diagnóstico de estoque. Quando se tem indicadores específicos, o comprador consegue tomar ações corretivas em tempo real para evitar a aquisição de itens errados ou em excesso, determinar uma verba de compra alinhada ao momento do negócio e realizar análises assertivas.

Outro indicador de estoque importante no varejo de moda: open to buy (OTB), encarregado de fazer projeções baseadas no cenário atual do negócio. Neste caso, o gestor sabe quanto precisa comprar num período para evitar rupturas, a quantidade de pedidos para receber nos próximos meses, estipula a previsão de vendas, analisa o giro das mercadorias, markup, entre outros… Interpretar esses dados facilita na definição de estratégias nos dias atuais, onde o produto estocado envelhece muito rápido em termos de modelos e coleção devido a quantidade e velocidade de lançamentos.

Quando o planejamento de compras dá errado, mercadorias erradas adentram o estoque que as acumula por muito tempo. Em consequência a rentabilidade, o markup e margem de lucro são prejudicados, pois a loja precisa fornecer descontos, fazer promoções, vender no intuito de eliminar itens parados ao invés de melhorar os resultados. Neste cenário, até a experiência do cliente no PDV se compromete por não ter sua expectativa atendida quanto aos produtos encontrados no local.

Murilo Roland
+ postsBio
  • Murilo Roland
    https://www.datasystem.com.br/author/murilo-roland/
    Onde está o lucro da minha loja?
  • Murilo Roland
    https://www.datasystem.com.br/author/murilo-roland/
    Ferramentas para aumentar as vendas de lojas de calçados e roupas

Murilo Roland

Murilo Roland

Posts relacionados
Tênis esportivo em tons de branco, cinza, rosa e azul exibido sobre uma mão estilizada com fundo minimalista bege. A imagem destaca o design moderno e vibrante do calçado, ideal para ilustrar conteúdos de provadores no Instagram, combinando estilo e criatividade na apresentação de produtos.
Vendas
Como fazer provador no instagram para Loja de Calçados
LEIA O ARTIGO COMPLETO
Tênis neon exposto em destaque em uma loja moderna, sobre uma mesa com acabamento metálico, cercado por elementos decorativos e roupas ao fundo. A imagem reflete o uso de iluminação direcionada e uma apresentação visual impactante, exemplificando técnicas de Visual Merchandising para atrair atenção e valorizar produtos em lojas de calçados.
Vendas
Visual Merchandising em Loja de Calçados: vitrines que vendem
LEIA O ARTIGO COMPLETO
Prateleiras repletas de caixas de calçados organizadas por modelos e tamanhos em uma loja. A imagem destaca a variedade de marcas e estilos disponíveis, representando um estoque bem abastecido e diversificado, ideal para ilustrar a importância de fornecedores confiáveis no setor calçadista.
Gestão
Como escolher fornecedores para Loja de Calçados
LEIA O ARTIGO COMPLETO
Mulher sentada em uma cadeira com pernas cruzadas, usando sapatos de salto amarelos, cercada por vários pares de calçados de estilos diferentes, incluindo sandálias, saltos altos e sapatos casuais, em um fundo azul vibrante.
Vendas
Tendências de Calçados para 2025: o que estará em alta?
LEIA O ARTIGO COMPLETO

ERP para Lojas de
Roupas e calçados

Saiba Mais

    Assuntos

  • Gestão de Lojas
  • Vendas
  • Atendimento
  • Estoque
  • Marketing
  • Vitrine
  • Franquias
  • Materiais
  • Cases
  • Web Stories

A Data System é uma empresa 100% focada no varejo de calçados e roupas, ao longo destes 30 anos, construímos nosso software USE, com uma grande capacidade de atender as particularidades deste segmento.

Institucional

  • Soluções
  • Planos
  • Área do Cliente
  • Blog
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Carreiras

Matriz – Limeira

AVENIDA SOUZA QUEIROZ, 474

+55 19 3701.6600

Copyright ©2023 Todos direitos reservados | Data System.

Desenvolvido por: