Pilha de calças jeans organizadas no estoque da loja

6 indicadores para otimizar a gestão de estoque

Descubra como potencializar suas vendas no varejo com uma gestão de estoque eficiente! Conheça os 6 indicadores essenciais que podem impulsionar seus resultados e maximizar suas vendas.


Você já se perguntou qual é o segredo para aumentar as vendas  e impulsionar o sucesso da sua loja? A resposta pode ser mais simples do que você imagina: a otimização da gestão de estoque

Uma gestão eficiente do estoque não apenas garante que você tenha os produtos certos disponíveis para seus clientes, mas também desempenha um papel fundamental na maximização dos seus resultados financeiros. 

Conheça os 6 indicadores essenciais que ajudam na gestão do estoque e no aumento das vendas!

1. Cobertura de estoque

O primeiro passo para uma gestão eficiente do estoque é entender sua cobertura. Ou seja, o quanto se tem de estoque na proporção da venda. A cobertura de estoque é importante para encontrar o equilíbrio entre ter variedade e evitar o acúmulo excessivo de produtos.

Este indicador revela o quanto seu estoque é suficiente para manter suas operações durante períodos específicos. Por exemplo: se sua loja vende R$100 mil por mês e seu estoque a preço de venda está em R$600 mil, significa que seu estoque é suficiente para operar durante seis meses. 

A conta deve considerar valores e não unidades. Assim, você mede o investimento e o retorno financeiro. Afinal, você pode ter produtos que vendem rápido ou alguns que acabam ficando mais tempo na prateleira.

Existem duas maneiras de fazer essa conta: a primeira é o estoque atual dividido pela média de vendas. A segunda opção é fazer a média do estoque do mês: posição do estoque no primeiro dia do mês + posição no fechamento do mês dividido por dois e dividido pela venda.

Contudo, a forma que mais reflete a realidade é utilizar a posição do estoque do primeiro dia do mês e somar com as mercadorias recebidas durante o mês.

Cobertura de estoque X Compras

É importante não confundir a cobertura de estoque com compras, pois só deve entrar na conta a mercadoria que for recebida naquele mês. Em geral, o lojista deve fazer compras de forma programada, mas ter uma cobertura maior, por segurança, no estoque.

Entretanto, cobertura alta significa giro baixo. Em termos de marketing, significa que pode perder clientes, pois grande parte gosta de novidades. Isso obriga o lojista a fazer novas compras. Então, o enorme estoque, além de não ter girado, começa a depreciar.

Assim, o resultado é acabar “empurrando” o cliente para o concorrente. Entretanto, não adianta sacrificar a variedade da loja, para potencializar o giro baixando a cobertura. Por isso, é um desafio para o gestor de estoque achar o ponto ideal. Ter um estoque grande é bom pela variedade, mas demora para girar e atrapalha as vendas. Na cobertura baixa é o risco de ter ruptura de estoque, ou seja, o cliente não encontra o que procura.

2. Giro de estoque

O segundo indicador importante é o giro de estoque, que revela quantas vezes seu estoque gira em um ano. Um giro mais alto indica uma gestão mais eficiente do capital investido em estoque. 

Entender o giro de estoque é fundamental para maximizar seus lucros e evitar o acúmulo desnecessário de produtos. Por exemplo: se sua cobertura de estoque é 6, isso significa que seu estoque gira duas vezes ao ano.

3. Markup efetivo

Outro indicador que ajuda a otimizar a gestão de estoque é o markup efetivo, que determina o preço de venda de seus produtos. Entender o markup efetivo é essencial para garantir a rentabilidade de seu estoque e maximizar seus lucros.

No entanto, é importante lembrar que markup é o cálculo do preço de uma mercadoria. Outra coisa é o resultado no fim do mês. Sendo assim, é importante considerar descontos e promoções ao calcular seu markup, garantindo uma margem de lucro saudável.

Portanto, existe o markup inicial e o final. Este último é o que mostra o resultado após o mês finalizar. Para calcular, é simples: basta dividir o valor da venda pelo custo efetivo.

Outro conceito importante é a conversão de resultado líquido em estoque. Por exemplo, se o custo da mercadoria foi de R$ 50 mil, mas o valor das compras do mês foi mais do que este valor, na prática, podemos notar que o valor de saída foi maior que o de entrada. 

Na prática, é o lucro líquido mandado para o fornecedor. Ou seja, o lucro líquido convertido em estoque. Assim, com estes indicadores, o mistério é revelado e esses controles mostram que o lojista pode estar comprando mais do que vende, por falta de uma boa gestão de estoque.

4. Rentabilidade do capital investido no estoque

A rentabilidade do capital investido no estoque revela o retorno exato de seu investimento em estoque. Por exemplo, se seu estoque gira duas vezes ao ano e sua margem de lucro é de 15%, isso significa que você tem uma rentabilidade de 30% sobre o estoque. 

Além disso, é importante entender que lucratividade é quanto se tem de lucro do faturamento. Já a rentabilidade é quanto se tem de retorno do investimento feito.

Muitos lojistas têm a visão  que estoque é força, por ter vários modelos, cores e marcas. Alguns afirmam que tem amplitude (quantidade de categorias na loja) e profundidade (variedade de modelos).

5. Curva ABC de categorias

A curva ABC de categorias identifica quais categorias de produtos são mais lucrativas para o seu negócio. Priorizar suas ações com base na contribuição de cada categoria para seu faturamento pode ajudá-lo a otimizar seus recursos e maximizar seus lucros.

Por exemplo: a categoria de calça jeans é a que mais vende e representa 20% do faturamento. Já a camiseta fica em segundo lugar com 15%, também de forma hipotética.

Para saber qual é o grupo A da curva, basta somar todos os percentuais até chegar em 50%. Em seguida, deve-se somar às demais categorias até chegar em 30%, para compor o grupo B. Por fim, o grupo C inclui os 20% restantes.

6. Percentual de Participação no Espaço Físico

Por fim, o percentual de participação no espaço físico determina como seus produtos são dispostos na loja de acordo com sua representatividade no faturamento. 

É preciso dimensionar adequadamente os espaços concedidos para as categorias dentro do salão de vendas. Essa dimensão deve ser proporcional à representatividade do faturamento.Compreender e utilizar esses indicadores pode ser a chave para desbloquear o potencial do seu estoque e alcançar novos patamares de sucesso no seu negócio.

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Foto de Waldemar na Unsplash

Publicado por: Paula em 23/04/2024 às 10:25