Vivemos um momento crucial de dúvidas e incertezas que sobrecarregam o ser humano de inseguranças. Isso é natural diante do cenário atual, esses sentimentos despertam vulnerabilidade; encare de forma saudável, troque as lentes e enxergue oportunidades de crescimento nos âmbitos pessoal e profissional.

Aproveite para reinventar-se diante do contexto, diversas lojas, de diversos tamanhos e lugares exemplificam isso, modificam a forma de atuação de acordo com o momento, lembre-se: moramos num país de dimensões continentais.

Enquanto algumas lojas mudam as formas de pagamento de acordo com as atualizações mercadológicas, recorrem as carteiras digitais e pagamento por link para atender as necessidades dos clientes, outras enxergam no método convencional de crediários um novo potencial de fidelização. Ao mesmo tempo, algumas conquistam espaço no digital via e-commerce; este apresenta um crescimento expressivo devido a solução daqueles que escolhem permanecer em casa.

Todas adaptações apresentam relevância dentro de um mercado cada vez mais competitivo, porém há uma informação oculta nessas modificações, todas focam na excelência do atendimento e encantamento do cliente, portanto torna-se essencial reconhecer a jornada do cliente. Confira as dicas a seguir de como implementá-las no varejo: 

1. Compreender o encantamento dentro da jornada do cliente: 

Desde o início da experiência com sua loja, é essencial proporcionar ao cliente a sensação de conforto e bem estar, isto resulta em indicações futuras e conversões de vendas;

2. Alinhar processos: 

Alinhar todas as responsabilidades e tarefas com os integrantes da empresa a fim de evitar insatisfações dos clientes devido à má comunicação interna;

3. Capacitar a equipe: 

Todos responsáveis pelo atendimento devem capacitar-se para realizar uma abordagem bem-feita, receptiva e simpática, sem fricções. A empatia com o cliente pode ocorrer com algumas táticas como: tom de voz amigável, postura adequada e contato visual; evite termos negativos na oratória coloque-se sempre à disposição; 

4. Conhecer o produto: 

O básico de qualquer equipe equivale a conhecer os aspectos técnicos do produto, isso ajuda a esclarecer dúvidas que os clientes podem apresentar e conquistar seu respeito;

5. Empatia com o cliente: 

 Um dos pilares da excelência no atendimento, pois desperta no cliente o desejo de retornar a sua loja. Para isso acontecer, atenção a algumas perguntas que auxiliam a entender a mentalidade do seu consumidor: o que ele enxerga? O que pensa, ouve, fala e faz? Quais são suas dores, necessidades e desejos? Lembre-se, a empatia é uma estratégia para fazer o cliente enxergar valor na sua empresa. Aproveite os pontos destacados, reflita sobre este mundo em constante evolução; neste momento sai na frente quem está disposto a reinventar-se diante das necessidades. Parafraseando um trecho do livro Jeito Disney de Encantar os Clientes: “você não constrói nada sozinho. Você descobre o que as pessoas querem e constrói para elas”.