5 dicas para vender mais na Black Friday

A Black Friday já se consagrou como a data mais importante do varejo brasileiro. Sem dúvidas, uma excelente ocasião para as lojas atraírem novos clientes, movimentarem o estoque, liberarem espaço para os produtos que serão vendidos no Natal e, certamente, obterem um faturamento expressivo.

Já os consumidores, aguardam o evento para comprar calçados e roupas, que estavam querendo há tempos, por preços menores. Ou seja, é uma data que já está na mente das pessoas e impacta, diretamente, em seus planos de compra. No entanto, para conquistar o resultado esperado ou, até mesmo, superá-lo, é fundamental se antecipar e se preparar. Confira, neste artigo, cinco dicas para vender mais na Black Friday 2024 – 29 de novembro -, tanto nas lojas físicas quanto na virtual.

Essa data registra faturamentos cada vez maiores ano após ano, ao passo que a desconfiança por parte dos consumidores, em relação à veracidade das ofertas, vem reduzindo consideravelmente. Para você ter uma ideia, o comércio eletrônico registrou um faturamento de R$ 3,2 bilhões, na Black Friday 2019, segundo dados da Ebit | Nielsen, com um total de 5,33 milhões de pedidos.

É válido destacar que o segmento de Moda e Acessórios esteve entre os mais vendidos durante a data. E não são apenas os e-commerces que obtêm altos faturamentos, as lojas físicas também encontram na Black Friday uma excelente oportunidade para garantir bons lucros.

No entanto, você pode estar se questionando: Quais são as projeções do evento para este ano, considerando o contexto da pandemia? A seguir, esclareceremos esta indagação e você saberá o que esperar da edição 2024.

Projeções da Black Friday

Não é mistério para ninguém que a pandemia da Covid-19 trouxe reconfigurações não só no varejo, como também, nos negócios em geral e nos hábitos e comportamentos dos consumidores. Devido à necessidade de isolamento social, com o objetivo de conter a disseminação do vírus, o comércio físico precisou fechar as portas por cerca de quatro meses, variando de cidade para cidade. Neste cenário, as lojas físicas tiveram que se remodelar, passando a contar com canais de venda on-line, como o WhatsApp, Instagram e Facebook, na tentativa de reduzir os prejuízos e de se manterem no mercado. Outros tiraram do papel o projeto de implementar um e-commerce e concretizaram o projeto para continuarem operando.

Enquanto isso, a transformação digital veio numa velocidade muito maior e o comércio eletrônico começou a obter um crescimento expressivo. A 42ª edição do Webshoppers, lançada pela Ebit | Nielsen, apontou que o e-commerce brasileiro teve um aumento de 47% no primeiro semestre deste ano. Já que as pessoas não podiam comprar nas lojas físicas, o consumo passou a se concentrar no varejo digital. Inclusive, muitos consumidores que nunca compraram em um e-commerce antes, realizaram suas primeiras compras neste período.

Apesar deste panorama ter impactado, negativamente, o faturamento das lojas físicas, as projeções para a Black Friday 2024 são bastante otimistas para o varejo como um todo. Não podemos esquecer que existe uma demanda reprimida por parte dos consumidores, que precisaram conter suas despesas por causa das incertezas provenientes do contexto de pandemia. Ademais, estamos falando de uma data com grandes descontos, o que é visto pelas pessoas como uma boa oportunidade para adquirir itens pessoais.

5 dicas para lucrar mais na Black Friday

Diante de todos os dados apresentados, podemos perceber que a Black Friday será uma excelente ocasião para as lojas físicas esvaziarem os estoques cheios e tentarem recuperar o que foi perdido, mesmo que parcialmente. Tanto e-commerce quanto a loja física, terá a oportunidade de atrair novos consumidores – que compraram on-line pela primeira vez durante a pandemia -, alcançar novos clientes, gerar recompra e, claro, fidelizar os clientes por meio de uma boa experiência de compra.

No entanto, se você deseja lucrar ainda mais na edição deste ano, é necessário se atentar a alguns fatores. Confira, a seguir, cinco dicas para garantir um excelente faturamento tanto na sua loja física quanto no seu e-commerce, durante a Black Friday:

1. Faça promoções de verdade

Impossível não citarmos, primeiramente, a importância de oferecer descontos reais na data, já que a dinâmica e o sucesso da Black Friday se dá por causa deles. Nas primeiras edições do evento aqui, no Brasil, era muito comum os lojistas aumentarem o preço dos produtos alguns dias antes e retornar ao seu valor original durante a data, dando a falsa impressão de que os itens estavam com descontos. Os consumidores, ao perceberem que muitas lojas tinham esta prática, começaram a desacreditar do evento e das suas ofertas.

Mas com o passar das edições, os próprios lojistas constataram que a Black Friday poderia trazer bons faturamentos, mesmo oferecendo grandes descontos. Consequentemente, a desconfiança dos consumidores vem diminuindo cada vez mais desde então. Porém, eles não deixam de andar bastante atentos, juntamente com o Procon, para saber se as ofertas das lojas são reais ou não.

Portanto, saiba precificar! O seu objetivo deve ser atrair os consumidores por meio de boas ofertas, mas sem esquecer a sua margem de lucro. Afinal, você não quer ter prejuízos nem deseja que a sua loja perca a credibilidade praticando falsos descontos. Sendo assim, a grande dica em relação à precificação dos produtos é: Não venda os itens abaixo da sua margem, a não ser que ele esteja parado há bastante tempo no seu estoque. A ideia é negociar com os seus fornecedores, para que você consiga comprar os produtos por preços mais baixos. Desta maneira, será possível trabalhar com uma margem melhor. Mas para isso, não esqueça de se preparar para o evento com antecedência.

2. Ofereça um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento é fundamental não só para gerar conversões, mas para fidelizar consumidores. Durante a Black Friday, o número de atendimentos tende a aumentar, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, portanto, é imprescindível que a sua equipe esteja preparada e seja devidamente treinada para oferecer um atendimento eficiente.

No caso do varejo físico, especificamente, é interessante que a sua equipe de vendas seja engajada e estimulada a vender mais. Por meio de gamificações, você pode criar uma competição saudável, premiando aquele vendedor ou loja que se destacar. Além disso, é importantíssimo que estes profissionais deixem de lado a postura passiva – ou seja, de esperar o consumidor ir até a loja -, e atraia a sua base de clientes através de mensagens por WhatsApp, por exemplo.

Quanto aos e-commerces, tenha em mente que durante o evento é natural que o número de dúvidas dos consumidores aumente, uma vez que muitos deles decidem comprar online pela primeira vez na Black Friday. Portanto, conte com uma página repleta de informações que respondam dúvidas frequentes, atendimento automatizado para esclarecer este tipo de objeção e uma equipe robusta e altamente preparada para oferecer um bom atendimento, de maneira rápida e eficaz. Lembre-se de dar bastante visibilidade a estes canais, para que o usuário não tenha dificuldade de encontrar.

3. Se atente ao PDV

Quando o assunto é Ponto de Venda (PDV), não podemos deixar de considerar a relevância do visual merchandising para a atração dos clientes. Organize os produtos, dentro da sua loja, de modo que os consumidores percebam que as ofertas são boas e de maneira que eles consigam localizar os produtos com facilidade. No caso de roupas, a dica é separar os itens por percentual de descontos, cartela de cores ou marca. Já em relação aos sapatos, também é interessante segmentar por numeração ou, ainda, por estilos. Você mais do que ninguém conhece os seus clientes, use isso a seu favor, identificando a estratégia e o formato que serão mais assertivos.

Além do posicionamento estratégico dos produtos, não podemos desconsiderar que a comunicação visual da promoção e da localização dos itens precisa estar em locais de grande visibilidade e devem ter a mesma identidade da Black Friday. Estas simples medidas chamarão a atenção dos consumidores e tornarão a sua jornada de compra fluida e descomplicada.

4. Cuide da segurança do seu e-commerce

Se atentar à segurança do e-commerce, é essencial tanto para que você evite prejuízos com chargebacks – cancelamento de uma compra via cartão, por motivo de não reconhecimento – quanto para conquistar a confiança dos consumidores. Por isso, conte com um sistema antifraude eficiente, soluções de pagamento seguras e estáveis e certificações que garantam a segurança da sua loja. Desta forma, você evitará fraudes durante a data, resguardará os seus clientes e não terá eventuais problemas após a Black Friday.

5. Não deixe de divulgar as ofertas

De nada adianta realizar todas as ações citadas anteriormente, se a sua loja ficar às moscas no dia da Black Friday. Para atrair os consumidores, é necessário divulgar as ofertas da data. Pense numa comunicação mais agressiva nos dias mais próximos ao evento, mas não deixe de anunciar com antecedência. Use redes sociais, e-mail marketing, mensagem por WhatsApp, anúncios no Google Ads como seus aliados na empreitada de alcançar os seus clientes e atrair novos consumidores. Aposte numa identidade visual interessante e coerente com a sua marca e, claro, remetendo às grandes ofertas.

Esteja pronto para lucrar ainda mais na Black Friday 2024

Através destas dicas, você, certamente, estará preparado para obter faturamentos ainda maiores na edição da Black Friday deste ano. Além disso, o evento pode resultar em clientes fidelizados, portanto, derrube todos os obstáculos que podem prejudicar as vendas e não deixe de proporcionar uma experiência incrível aos consumidores, seja na loja física ou na virtual.

Publicado por: Pablo Ribeiro em 20/10/2020 às 07:27