9 dicas para diminuir a rotatividade da sua loja


“Cuide de seu jardim e as borboletas virão até você” – Mário Quintana

Confira o conceito da rotatividade, índice no Brasil e no varejo e dicas para diminuir esse pesadelo que assombra muitas lojas na atualidade.

A rotatividade é um pesadelo para o varejo. Para diminuí-la, além de necessário é importante investir no desenvolvimento das pessoas, e geralmente esse investimento é uma das primeiras despesas a serem cortadas nos momentos onde a coisa aperta. Tem uma frase que gostamos que é: para construir é necessário descontruir, por isso, imagine sua loja sem investimento em pessoas e também em estrutura, como ela seria?

O investimento em pessoas tem impacto direto na redução do turnover de sua empresa. Veja a seguir seu conceito, impactos e dicas para melhorar a rotatividade de sua loja.

O que é turnover?

Turnover é uma palavra em inglês que significa rotatividade, que, em tradução mais literal, pode significar “virada” ou “renovação”. É a relação entre o número de colaboradores contratados, desligados e o número total de colaboradores. É um dos índices mais importantes para a área de Recursos Humanos.

Seu conceito parece simples, porém é necessário ir além dos índices de rotatividade e compreender as causas e motivos de desligamentos, que podem ser tanto por fatores internos quanto externos.

O desligamento em si, pode ser um sintoma de que algo não está indo bem, porém é necessário tratar a causa para amenizar impactos em sua loja.

Se seu turnover é elevado, pode ser um indicador que sua empresa está perdendo talentos e consequentemente impactando no resultado final e estratégias da sua empresa.

Índice Brasil e índice Comércio: Brasil é o atual campeão em rotatividade

O Brasil é o atual campeão em rotatividade de colaboradores, conforme pesquisa global da Robert Half realizada com 1.775 diretores de RH de 13 nacionalidades, sendo 100 brasileiros. No País, o turnover de colaboradores aumentou em 82% das empresas desde 2010, mais que o dobro da média mundial, que foi de 38%.

Fonte: https://www.catho.com.br/empresa-em-foco/brasil-tem-o-maior-indice-de-rotatividade

Mas qual é o índice ideal? Atualmente se fala em turnover sadio e não mais em turnover ideal, pois há uma variação de acordo com a realidade, os objetivos e as necessidades de cada negócio. Por isso, cabe a empresa alinhar qual a meta de turnover para sua organização de acordo com seu histórico.

Ranking de turnover:
1 – Tecnologia (Software): 13,2%
2 – Varejo e produtos de consumo: 13,0%
3 – Mídia & entretenimento: 11,4%
4 – Serviços profissionais: 11,4%
5 – Governo/educação/Organização sem fins lucrativos: 11,2%
6 – Setor financeiro e seguradoras: 10,8%
7 – Telecomunicações: 10,8%
8 – Combustível & energia: 9,7%
9 – Aero/auto/transportes: 9,6%
10 – Saúde e farmácia: 9,4%

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/emprego/2019/03/22/interna_emprego,1040165/retencao-de-talentos-e-desafio-da-industria-de-tecnologia-em-2019.shtml

Principais motivos da rotatividade:
– Outra proposta de emprego mais atrativa e aquecimento de mercado
– Conflitos internos
– Falta de plano de carreira
– Salários abaixo do mercado
– Dificuldades de comunicação
– Falta de preparo das lideranças
– Baixa performance
– Metas inatingíveis
– Falta de evolução profissional
– Incompatibilidade com a cultura da empresa
– Cultura organizacional tóxica
– Dificuldades financeiras
– Contratações incorretas
– Redução de quadro

Impactos da alta rotatividade na sua loja

Sempre que há um desligamento na empresa, (demitidos ou por pedido de demissão), além do impacto financeiro, como custo com rescisão, férias a pagar, custo com a nova contratação, despesas com treinamentos, exames admissionais e demissionais há também outros “custos” que geralmente não são mensuráveis, mas que acarreta um prejuízo para a organização.

Quando há um índice elevado de rotatividade, a produtividade e os resultados tendem a cair, até uma nova contratação, pode haver sobrecarga de trabalho, acumulo de funções, tendo por consequência a desmotivação, podendo levar até faltas no trabalho e futuros afastamentos.

Além disso, perder um colaborador, significa perder o capital intelectual, ou seja, é a perda do patrimônio de conhecimento, de criatividade e inteligência, no qual visa gerar valor sustentável a longo prazo.

Uma empresa com alto turnover pode ter impacto em sua marca e reputação, podendo perder a conexão interna com seus clientes, dificultando novas negociações e até mesmo a encerramentos de carteira.

Dicas para diminuir a rotatividade de sua loja

  1. APERFEIÇOE SEU PROCESSO DE SELEÇÃO: Um processo seletivo bem estruturado, com identificação dos potenciais comportamentais (soft skills) e técnicos (hard skills) alinhados com a cultura de sua loja, pode ser um diferenciador na retenção de talentos. Lembre-se – “Somos contratados pela técnica e desligados pelo comportamento”. Se focar apenas nos requisitos técnicos de um candidato, poderá ter alto índice de rotatividade até mesmo em curto prazo.
  2. IDENTIFIQUE OS TALENTOS E POTENCIAIS: Cada um de seus colaboradores possui uma habilidade diferente, identifique se o que ele está exercendo, está compatível com suas habilidades naturais, as vezes você pode estar procurando no mercado um talento que está dentro de sua organização.
  3. DESENVOLVA SEUS COLABORADORES: Uma vez ouvi “as pessoas já sabem o que precisa ser feito, não é necessário treinamento”. Se a capacitação dos seus colaboradores não estiver na mesma velocidade em que as mudanças estão acontecendo, certamente sua empresa ficará despreparada, dando oportunidade à concorrência, impactando diretamente em seus clientes internos e externos. A capacitação em sua empresa deve ser contínua e estruturada, de acordo com a estratégia organizacional.
  4. CRIE UMA POLÍTICA DE BENEFÍCIOS DIFERENCIADOS: Esta estratégia, é excelente para retenção de talentos. Procure identificar o perfil de sua equipe, as vezes um benefício que você está investindo, não é atrativo para o seu público interno. É importante ressaltar também, a estrutura de um ambiente de trabalho diferenciado, é considerado benefício aos colaboradores.
  5. TENHA UM PLANO DE CARREIRA DEFINIDO: A geração que vem chegando no mercado de trabalho, possui uma forte característica de imediatismo e desejo rápido pelo crescimento, caso ela não enxergue o caminho, os degraus que precisa alcançar e o que precisa fazer para chegar lá, muito provavelmente, poderá buscar outras oportunidades para que seu objetivo seja alcançado. Quando você deseja um caminho, sua trajetória profissional tem mais sentido e propósito.
  6. FOCO NOS ASPECTOS MOTIVACIONAIS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: Hoje em dia esquecemos que somos seres complexos e único, cheios de emoções e sentimentos, portanto aquela famosa frase um tanto quanto clichê, “vou deixar meus problemas na portaria da empresa” caiu por terra. Não é possível separar nossa persona, isso poderá acarretar prejuízo à sua saúde. Atualmente, está muito em alta a palavra Burnout, que é síndrome do esgotamento físico e emocional em que o colaborador fica sem combustível para exercer suas atividades. Treinamentos motivacionais, workshops, parcerias com clinicas de psicologia, academia e yoga, tem sido um grande aliado para ajudar na saúde mental dos colaboradores.
  7. EXPLIQUE OS PORQUÊS: É uma técnica do círculo dourado que inicia a comunicação explicando o porquê, de um projeto, ideia, tomada de decisões ou tarefas. Este tipo de comunicação, faz você capitar a essência de uma estratégia, além de proporcionar o sentimento de pertencer do grupo.
  8. PREPARE SUA LIDERANÇA: A liderança é exemplo, é espelho e por isso, ela deve ser preparada para saber lidar com pessoas, mudanças, gerir tempo e conflitos. Para todas essas, existem técnicas e treinamentos que darão suporte para liderança tomar decisões e guiar o leme. Uma das funções principais do líder é inspirar e formar outros líderes, para alavancar os resultados da empresa e colaboradores, portanto, faça essa reflexão – Meus líderes inspiram? Estão formando outros líderes? Eles estão sendo treinados e capacitados com ferramentas de gestão?
  9. FAÇA ENTREVISTA COM OS DESLIGADOS: É importante que após o desligamento, não no mesmo dia (devido à aspectos emocionais), que o RH faça uma entrevista de desligamento com o ex-colaborador, para que se compreendam alguns motivos que o fez deixar a empresa e sua visão em relação ao trabalho, liderança, salário e estrutura. É uma ferramenta poderosa para implantação de melhorias, porém deve ser analisado sempre em conjunto e amostragens de desligados

Como vimos, todas essas estratégias e programas, é cuidar do jardim para que seus colaboradores sintam-se preparados e engajados para exercer o melhor si, neste caso, todos ganham, o colaborador que se desenvolve, se desafia e cresce como pessoa e profissional, bem como sua loja, repleta de talentos pronta para enfrentar o desafio do mercado.

Contar com ferramentas de gestão que apoiem o vendedor e que apoiem a avaliação de produtividade de cada colaborador também um ponto que deve ser levado em consideração. A Data System tem soluções de mobilidade especialistas para vendedores, para atendimento e ferramentas de metas. Use isso a favor do seu negócio para ajudar na diminuição da rotatividade.

Publicado por: Ariani Ragazzi Gigich em 27/01/2020 às 17:00