Sapatos coloridos organizados na prateleira de uma loja

Como organizar a gestão de compras da sua loja de calçados e roupas?

Com uma boa gestão de compras, você obterá detalhes precisos sobre quais produtos são necessários adquirir, considerando variáveis como modelo, cores, tamanhos, faixa de preço, entre outros.


Uma gestão de compras eficaz é essencial para qualquer negócio, especialmente para lojas de moda, onde os investimentos em estoque representam uma parcela significativa dos custos operacionais. No varejo de moda, compreender as necessidades de compra é crucial para maximizar resultados e manter o controle financeiro.

Incorporar todas as informações relevantes no seu sistema de gestão é fundamental para evitar surpresas e manter a operação fluindo suavemente. O setor de compras deve ser visto como estratégico, tão importante quanto o setor de vendas, pois a excelência em ambas as áreas pode ser a chave para o sucesso do seu negócio de calçados e roupas.

Abaixo, listamos alguns pontos para você ficar de olho e aplicar no seu negócio. Confira!

Simplifique seu processo

O processo de compras pode ser mais fácil com a centralização de informações em um único sistema de gestão de compras. Essa centralização facilita a organização e o acesso aos dados.

Esse sistema de gestão de compras deve oferecer relatórios especializados, como as grades de calçados mais vendidas e as faixas de preço com melhor performance, auxiliando na tomada de decisões informadas sobre o que adquirir.

O planejamento de compras é a primeira etapa crítica para influenciar positivamente o giro de estoque das próximas coleções. Ter todas as informações consolidadas em um único lugar permite uma visão macro, essencial para um planejamento eficaz.

Encontre o equilíbrio entre demanda e estoque

Entender a demanda é crucial para determinar a quantidade de cada item a ser adquirido.

Fatores como sazonalidade, metas de vendas e projeções ajudam a definir as necessidades de compra. É importante também monitorar o estoque atual para evitar excessos ou escassez que possam impactar as vendas.

Além disso, você também tem que ficar de olho na posição do seu estoque atual. Afinal, se você está comprando muitos produtos que ainda estão no estoque, mas as vendas não estão dentro do esperado, você vai começar a ficar com o estoque inchado. O contrário também é verdadeiro: de nada adianta economizar na compra de produtos se você deixar de vender por conta disso. Então, todo cuidado é pouco. 

A utilização de um sistema de gestão que oferece relatórios e análises de business intelligence é vital para uma gestão de estoque eficaz. Utilizar o histórico de vendas fornecido pelo seu sistema de gestão também é fundamental para embasar o planejamento de vendas e estabelecer metas concretas para o seu conjunto de lojas.

Compreender profundamente o estoque e desenvolver estratégias baseadas em análise de dados é chave para maximizar os retornos sobre seus investimentos. Afinal, uma gestão de compras informada e estratégica não apenas evita o desperdício de recursos, mas também garante que cada decisão de compra contribua significativamente para os objetivos financeiros e operacionais da sua empresa.

O financeiro também deve entrar na equação

O controle financeiro é outro importante da gestão de compras. Conhecer o orçamento disponível e gerir o fluxo de caixa com precisão são fundamentais para planejar os investimentos em estoque de maneira assertiva.

Diante da complexidade de gerenciar tantos detalhes financeiros, você pode questionar se é indispensável montar uma equipe dedicada a isso. A resposta não é um simples sim ou não. Dependendo do estágio atual do seu negócio de moda, pode ser que ainda não se justifique uma equipe focada exclusivamente em planejamento de compras. Por outro lado, pode ser o momento de buscar a otimização e a automação de processos, incluindo a coleta, cruzamento e análise de dados.

Se o seu objetivo é realizar essas tarefas com exatidão e praticidade, a tecnologia (especialmente softwares especializados no varejo de moda) pode simplificar esse processo, aumentando a produtividade e a precisão nas decisões de compra. Mas vale ficar de olho, um indicativo de que o sistema realmente vale a pena, pode ser observado através do módulo de compras oferecido. 

Com a adoção dessa tecnologia, você elimina a necessidade de lidar com cálculos complexos e o manejo de inúmeras planilhas e anotações dispersas.

Como funciona um sistema para gestão de compras?

O sistema para gestão de compras pode estar integrado ao sistema de gestão ERP ou PDV que você já usa na sua loja. 

Desta forma, você consegue fazer um controle de estoque avançado, o planejamento de tudo o que você vai comprar e ainda contar com uma visão holística da saúde financeira do seu empreendimento através de recursos como o acompanhamento do fluxo de caixa e a análise de Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

O módulo específico para compras, também permite que você crie rankings de produtos mais vendidos, cadastro de fornecedores, rastreio do pedido, tenha acesso ao xml das notas antes de sair da fábrica, entre outros.

Se você tem uma loja de calçados ou roupas e precisa fazer a gestão de compras da sua empresa, saiba que esta é a especialidade da Data System. Estamos em mais de 3000 lojas que utilizam e aprovam a nossa solução. 

Quem tem um negócio sabe que quanto mais se investe em melhorias, maior é o retorno, tanto em satisfação dos clientes quanto em ganhos da empresa. Então, o que está esperando para ter mais praticidade, ganhar mais e gastar menos com a sua loja? 

Vamos conversar sobre gestão de compras? Clique aqui e solicite uma demonstração com os principais diferenciais do nosso software!

Imagem de nuraghies no Freepik

Publicado por: Paula em 15/02/2024 às 10:00