O NOVO PDV

O varejo virou de ponta cabeça e o passado virou presente

O processo de evolução digital que vinha engatinhando há pelo menos 5 anos causou calafrios no varejo e obrigou líderes a tomarem decisões velozes para transformar o passado em presente e otimizar a performance dos negócios. Consequentemente, as formas de consumo foram colocadas de cabeça para baixo e ondas tecnológicas influenciaram a forma de interação entre consumidores e marcas. Empresas retardatárias tem um curto período para adequar-se ao NOVO PDV (Ponto de Venda).

A prioridade para começar com o pé direito deve ser, antes de mais nada, olhar para a estratégia do negócio. Depois disso é o momento de identificar dores, utilizar a tecnologia como meio para solucioná-las e engajar os colaboradores na execução desse processo. Um bom planejamento por trás disso, tende a trazer uma execução de mudança bem sucedida.

O NOVO PDV do varejo de calçados e roupas é amparado pelos pilares citados acima: negócios, pessoas, processos e tecnologia. Mas e aí, o que muda?

O MESMO CONSUMIDOR, NOVOS HÁBITOS! E AGORA?!

Levando em conta o histórico da digitalização do varejo, conclui-se que o consumidor de calçados e roupas estará cada dia mais omnipresente. Em breve a maturidade da integração entre canais de uma marca dirá muito sobre ela, o que só fortalece o papel estratégico do PDV na jornada de compra, pois é o ponto de encontro físico com o consumidor, que tem a oportunidade de influenciar novas interações e diferenciar-se da concorrência.

O NOVO PDV É A EXPERIÊNCIA DE COMPRA ORIENTADA AO VAREJO SEM ATRITO

Conhecido como frictionless retail, o termo em inglês significa varejo sem atrito, em resumo, trata-se de proporcionar uma experiência de compra sem desgastes, barreiras ou fricções do início ao fim.

Acompanhar os movimentos do consumidor (e, de preferência, antecipá-los) exige que as lojas sejam inovadoras, ágeis e inteligentes no uso de dados. Tentar fazer isso com base na cultura tradicional e analógica, provavelmente será malsucedido.

O NOVO PDV do varejo de calçados e roupas significa repensar processos a fim de criar um ambiente conectado e dinâmico, que,utiliza tecnologia de forma eficiente, colocando o cliente no centro das decisões. Modernizar o ambiente de loja é uma forma de oferecer experiências de consumo mais rápidas, fáceis e convenientes.

7 principais tecnologias que fazem parte do NOVO PDV:

QR CODE Checkout Mobile

1. Checkout Mobile: elimina filas, dá ao vendedor a possibilidade de oferecer um atendimento ainda mais personalizado e com pagamento rápido. Além de finalizar a venda em qualquer lugar da loja, imprime a nota fiscal e baixa o estoque.

QR CODE Carteiras Digitais

2. Carteiras Digitais: cashback e pagamento sem contato estimulam consumidores a utilizarem o pagamento via carteiras digitais. Oferecer ao cliente pagamento via QR Code integrado ao PDV com criptografia ponta a ponta, agrega valor a experiência de compra, transmite segurança e cria uma percepção de que a loja é antenada em inovação. Além disso, oferece possibilidades de menores taxas com as adquirentes.

3. Integrações: quando pelo menos dois canais de vendas convergem afirma-se que a loja tem uma operação omnichannel, por mais simples que ela seja. A integração entre sistemas reduz custos operacionais, elimina retrabalhos, automatiza processos e agiliza o atendimento ao cliente.

4. Provador Delivery: a famosa mala de roupas ou calçados que vai até a casa do cliente para escolha no conforto do lar deve ser gerenciada pelo PDV, dê adeus ao caderninho ou as famosas “gambiarras”. A gestão de estoque, envio e recebimento das peças com agilidade e a simplicidade no pagamento não presencial são essenciais nesse processo.

QR CODE Link de Pagamento

5. Link de pagamento: vendas no provador delivery, Instagram, Whatsapp, Facebook e outros canais ganharam força em um pequeno intervalo de tempo. Finalizar a venda com pagamento por link integrado no PDV com envio para o Whatsapp do cliente e confirmação do pagamento diretamente pelo sistema, é algo que tem ajudado os lojistas a simplificar essa operação para o cliente, para o caixa e para o financeiro.

6. Vendedores Digitais: dispor facilmente de fotos de produtos e montar looks para inspirar os clientes na hora de compor o novo visual passa a ser um dos papéis do vendedor, que tende cada vez mais a se relacionar-se com os clientes e vender através de canais de comunicação digitais. O NOVO PDV dispõem de um aplicativo de social selling, no qual o vendedor tem acesso a todo estoque da loja para prestar atendimento personalizado, com pagamento por link integrado e opção de retirar na loja ou receber em casa.

7. CRM (Customer Relationship Management): o potencial de crescimento nas vendas tanto da loja física, quanto da online, devem ser explorados. Informações simples e fáceis de analisar, podem ser extraídas em poucos cliques no CRM do NOVO PDV. Quando utilizadas corretamente, contribuem no crescimento das vendas.

Para fazer a gestão dos resultados da loja, visões interligadas na medida em que são alimentadas por mais dados, ficam mais inteligentes. Uma ferramenta de BI (Business Intelligence) fácil e intuitiva desenvolvida em parceria com lojistas do mercado de calçados e roupas deve ser considerada nessa transformação. Encontrar respostas na hora certa e iniciar isso antes da concorrência importa. 

MUDANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS E O RESULTADO

Algumas decisões relacionadas à mudança são desafiadoras para os empreendedores. Investimentos difíceis para serem realizados num momento tão delicado são determinantes para corrigir a rota, antes que fique grande demais a distância entre os competidores que deram a largada antes. É uma jornada sem fim, é preciso começar.


Publicado por: Rodrigo Roland em 18/09/2020 às 13:56