O que é persona no marketing e como ela ajuda seu negócio?

Se você está iniciando a divulgação do seu negócio, é provável que esteja começando a se deparar com alguns conceitos desconhecidos. Apesar de ser um mundo novo, com calma é possível aprender o que eles significam e como impactam sua empresa. Hoje, vamos falar sobre a persona no marketing.

Ao longo deste artigo, vamos entender o que é isso, como ter esse conceito bem definido impacta as ações do seu plano de marketing e como definir a persona da sua empresa. Isso vai servir tanto para empreendimentos que divulguem seus serviços online quanto para quem quer vender pela internet. Está preparado?

O que é persona no marketing?

A persona no marketing é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Para muitas pessoas, é a mesma coisa que público-alvo. Todavia, existem diferenças entre os dois.

Definir seu público-alvo é o primeiro passo quando você começa a delimitar sua estratégia. Isso porque, com ele, você determina características um pouco mais genéricas. Vejamos abaixo um exemplo de público-alvo:

Mulheres de 35 a 50 anos, residentes nas regiões sul e sudeste do Brasil, de classe média-alta, com ensino superior completo.

Aqui, fica claro que temos um intervalo definido, com informações demográficas sobre um grupo no qual você vai focar suas ações de marketing quando criar uma loja virtual.

Quando falamos de persona, entretanto, essa caracterização vai além. Junto com os dados demográficos, é necessário que constem informações como hábitos, preferências, hobbies, medos, desejos e necessidades. Vamos observar um exemplo a partir do público-alvo que definimos anteriormente:

Regina é uma administradora de empresas de 48 anos. Ela é separada e mora em um apartamento em um bairro de classe média de São Paulo com seus dois filhos, que estão no início da adolescência. Como trabalha muito, não tem tanto tempo para ir às compras, mas ama bolsas e sapatos! Por isso, é fã das compras na internet. Ela tira suas inspirações principalmente de blogs especializados em moda e de perfis de marcas no Instagram. Regina sempre gostou de se vestir bem, mas, especialmente agora, dá atenção especial a esse assunto, pois está voltando a ter alguns encontros depois de se separar. Seu maior medo é não encontrar alguém com quem compartilhar a vida novamente.

A partir da descrição de Regina, muito mais completa do que apenas a do público-alvo, é possível ter mais informações sobre como ela poderia interagir com sua marca. Portanto, vamos à próxima seção.

Como a persona ajuda seu negócio?

Conforme já vimos, ao definir a persona do seu negócio — também conhecida como buyer persona — você terá muito mais informações para tomar decisões referentes aos seus produtos, às campanhas de marketing, a funcionalidades para ativar na sua plataforma de e-commerce, entre muitas outras.

Vejamos abaixo alguns exemplos de perguntas que seriam guiadas pelo conhecimento acerca de seu consumidor ideal:

  • Em que redes sociais devo criar anúncios, no Facebook ou no Instagram Ads?
  • Será que é a hora de adicionar uma nova linha de produtos à minha loja virtual?
  • Penso eu aumentar um pouco os preços das mercadorias. Será que meus clientes deixariam de comprar?

Nesse sentido, conhecer a fundo o perfil dos seus clientes pode ser um guia fundamental para o sucesso do seu negócio. Então, agora, vamos saber como definir a persona da sua empresa.

Como definir sua buyer persona?

Quando você começa um negócio, é normal que tenha uma ideia genérica, mais próxima da do público-alvo, sobre quem serão seus clientes. E tudo bem iniciar partir de uma ideia pré-concebida.

À medida que sua empresa começar a dar os primeiros passos, todavia, você deve tentar entender melhor as características do consumidor típico. Para isso, você deve fazer algumas perguntas aos clientes.

Essas informações podem ser obtidas por meio de formulários em seu site, seu e-commerce ou enviados por e-mail para sua base de clientes. Outra forma é fazendo entrevistas qualitativas com aqueles que se dispuserem a conversar com você. Elas podem ser conduzidas por telefone ou presencialmente.

Para incentivar a colaboração dos consumidores, você pode oferecer brindes ou cupons de desconto a essas pessoas.

A partir dessas conversas, você deve conseguir estabelecer algumas características, como:

  • Informações demográficas (tais quais: idade, gênero, residência e profissão);
  • Renda e/ou classe social;
  • Grau de escolaridade;
  • Aspirações (profissionais e pessoais);
  • Hobbies;
  • Hábitos na internet, sites que gostam de acessar, redes sociais mais usadas, tempo conectado, dispositivo de preferência etc;
  • Estilo de vida;
  • Dificuldades, medos e necessidades.

Quando tiver essas informações compiladas após algumas entrevistas, você será capaz de identificar características comuns. Dessa forma, você será capaz de definir a persona do seu negócio.

Vale ressaltar que, se identificar dados concomitantes entre dois ou mais grupos diferentes, é possível criar mais de um perfil distinto. Lembre-se que conhecer a persona vai te ajudar a identificar comportamentos durante a jornada de compra, facilitando o planejamento de suas ações.

Tudo esclarecido?

Esperamos que, com este conteúdo, você tenha entendido bem o conceito de persona no marketing. Se ficar um pouco inseguro no começo, não se preocupe. Afinal, você pode sempre fazer ajustes nos perfis criados à medida que fizer novas descobertas.

Então, está pronto para definir a buyer persona da sua empresa?

Publicado por: Victoria Salemi em 04/05/2020 às 17:00