O que é Visual Merchandising e como ele pode agregar no varejo de moda

Você já passou em frente a uma loja e se sentiu atraído pela vitrine? Entrou para dar aquela “olhadinha” e acabou comprando um produto que não estava buscando, mas sentiu que era tudo o que você precisava naquele momento? Ou estava buscando apenas uma peça e saiu da loja com várias sacolas?

Se a sua resposta foi sim para uma dessas alternativas, você faz parte do grupo de pessoas que diariamente é encantado pelo Visual Merchandising. Mas afinal, o que é isso?

O visual merchandising, carinhosamente chamado de VM, é uma estratégia do varejo utilizada para valorizar o produto no ponto de venda. É o elo principal que conecta a marca, o consumidor, o produto e o ambiente do ponto de venda, e seu objetivo é atrair o consumidor para dentro da loja e mantê-lo ali pelo maior tempo possível. Quanto mais tempo o consumidor permanecer na loja, maiores as chances de venda, pois 85% das decisões de compra acontecem no ponto de venda.

As principais funções do Visual Merchandising são:

  • Valorizar a marca e o produto no ponto de venda;
  • Comunicar a identidade da marca/empresa;
  • Provocar impacto e atração visual;
  • Simplificar a experiência de compra, tanto para o consumidor quanto para o vendedor;
  • Maximizar o aproveitamento do espaço e destacar os produtos; 
  • E consequentemente, aumentar as vendas.

O VM é o responsável por criar o que chamamos de experiência de compra. O profissional, visual merchandiser, pode produzir essa experiência para o cliente de inúmeras maneiras:

  • através da produção de uma vitrine, atraindo, chocando, divertindo e seduzindo seus observadores;
  • por meio da disposição do layout da loja, de maneira que conduza os clientes a passarem por determinados produtos;
  • assim como utilizando efeitos visuais para atrair o olhar, como um display, uma cenografia, e principalmente através da imagem apresentada na disposição dos produtos.

A cenografia é uma forma de reforçar a história contada pela vitrine. É muito utilizada em datas comemorativas, ou campanhas especificas, para valorizar o produto e atrair o olhar do consumidor para o contexto da mensagem que está sendo transmitida

A maneira como o produto é exposto no ponto de venda apresenta a imagem da empresa, e para que essa imagem influencie no aumento das vendas é necessário que cause um impacto positivo na mente do consumidor. Seja agradável ao olhar e apresente a identidade da marca.

Nestas imagens é possível observar várias técnicas utilizadas no VM. Além da separação por cores, o que deixa a exposição mais harmônica e atrativa, foi empregada a mesclagem de peças de modelagens diferentes, agregando valor e movimento na exposição, e possibilitando criar o desejo no consumidor de um produto que ele não estava buscando.

Ao examinar a identidade da marca e seus valores, podemos estabelecer várias conexões com o público, o que provoca uma resposta emotiva e induz o consumidor a comprar os produtos dessa marca. O varejo se tornou um espaço de convivência, de troca. A compra em si é motivada pela emoção que o produto poderá nos trazer. Não compramos o produto, e sim a marca. Compramos a imagem que queremos passar utilizando aquele produto.

Na comparação acima é possível notar dois estilos diferentes sendo apresentados. No primeiro, peças mais sérias, fechadas, remetendo á pessoas mais clássicas e pouco ousadas em suas combinações. Em nossa mente podemos quase imaginar um público alvo pré-definido que utilizaria esses produtos. Após o trabalho do Visual Merchandiser, temos a introdução de uma estrutura suspensa, aumentando a capacidade de exposição dos produtos – sem poluir a vitrine – uma iluminação correta, que valorize o produto e propostas de combinações mais autênticas e joviais, conforme o público da loja, mostrando que peças sérias também podem apresentar uma imagem criativa.

Um dos primeiros passos para um VM de sucesso é conhecer seu público alvo, e apresentar uma exposição de produto que seja condizente com os seus desejos. Pois o tempo para conquistá-lo em meio a concorrência é muito pequeno. Você tem apenas 3 segundos para despertar no consumidor o desejo de conhecer mais sobre o seu produto e a sua empresa.

Geralmente, o primeiro contato que o cliente terá com a sua empresa será através da vitrine. A vitrine é o cartão de visita da sua empresa e é responsável por pelo menos 70% das vendas. É ela que seduz o consumidor a entrar e conhecer um pouco mais sobre seu produto e o que você tem para oferecer. O vitrinismo é uma das áreas abrangidas pelo visual merchandising e é uma das ferramentas mais eficientes de comunicação entre a loja/marca e o seu cliente em potencial.

A vitrine deve ser atraente e despertar o desejo no consumidor. Por isso detalhes como cenografia, manequins em bom estado e em posições diferentes, e um bom styling fazem a diferença.

O consumidor está cada vez mais exigente e repleto de informações, e isso requer uma atenção especial na hora de expor seus produtos de maneira estratégica e atraente.

Observando o varejo é nítida a diferença em uma loja que investe em vm, pois a exposição de produto deixa qualquer mercadoria, até mesmo a mais básica, extremamente interessante e isso interfere diretamente na escolha do consumidor entre a sua loja e a da concorrência.

Com o Visual Merchandising é possível expor mais produtos, de maneira coordenada e sem poluir visualmente. Podemos oferecer sugestões de combinações para o cliente, conforme o perfil do público alvo agregando valor na hora da venda.

Se você também deseja encantar seus clientes, fortalecer a imagem da sua marca e aumentar as suas vendas, a dica é investir em Visual Merchandising e se destacar nesse varejo tão competitivo.

Publicado por: Giseli Chiapetti em 09/03/2020 às 17:00