Por que e como escolher um nicho específico para e-commerce

Se você pensa em empreender, sabe que essa é uma tarefa que exige muito planejamento e organização. Para quem pretende criar uma loja virtual, uma parte importantíssima para que o negócio possa prosperar é a escolha dos produtos que você vai vender. Nesse contexto, selecionar um nicho específico para seu e-commerce pode ser crucial no sucesso da sua empresa.
Se você quer saber como essa decisão impacta a vida do empreendedor que quer vender pela internet, continue a leitura do artigo. A seguir, vamos entender por que e como a escolha do nicho do seu e-commerce pode impactar o futuro do seu negócio.

Por que a escolha do nicho impacta uma loja virtual

Em julho de 2019, o Brasil contava com cerca de 930 mil sites de comércio eletrônico, conforme estudo do BigData Corp em parceria com o PayPal Brasil. Isso significa que, para prosperar, é preciso que sua loja virtual se diferencie de alguma forma da concorrência.

Uma forma de facilitar esse trabalho é escolhendo um nicho de mercado específico. Dessa forma, o número de e-commerces especializados naqueles determinados produtos será menor. É claro que sua loja não será a única a comercializar artigos daquele tipo, mas seu número de concorrentes deve diminuir significativamente no momento em que você se especializa em algo.

Ao segmentar seu nicho, você evita, por exemplo, a concorrência com grandes varejistas que vendem de tudo. Esses canais de venda de marcas já consolidadas no mercado tendem a se sobressair, por exemplo, nas pesquisas no Google, por mais que você capriche no SEO do seu e-commerce. Dessa forma, evitar esses grandes concorrentes pode ser uma vantagem para seu negócio.

Prestar atenção a isso — que parece um detalhe, mas pode ser decisivo no futuro do seu e-commerce — pode já colocar sua loja virtual mais em evidência para determinado público. Portanto, na sequência, vamos conhecer algumas dicas para escolher o nicho de mercado em que seu e-commerce vai atuar.

Como escolher o nicho do seu e-commerce

Em primeiro lugar, para escolher o nicho de mercado da sua loja virtual, é preciso entender que a escolha dos produtos e o conhecimento a respeito dos seus potenciais consumidores são dois fatores que caminham juntos. Apenas dessa forma é possível criar uma estratégia efetiva. Então, vamos às dicas!

1. Conheça seu público

Conhecer seu público é fundamental para se colocar como um e-commerce de um nicho específico de mercado. Para obter sucesso, você precisa saber exatamente para quem está tentando vender seus artigos.

Nesse sentido, ter apenas um esboço de características genéricas do seu público-alvo pode ajudar, mas não é suficiente. Você deve criar a persona do seu negócio, ou seja, uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Esse perfil deve conter dados demográficos, como idade, profissão, local de residência e renda, mas também hábitos, gostos, desejos, medos e dores.

Dessa forma, você saberá exatamente quem é seu consumidor. Vale ressaltar que, se você tiver mais de um perfil de cliente, pode criar mais personas.

2. Escolha produtos que resolvam uma dor específica

Outro aspecto que pode influenciar muito no sucesso do seu e-commerce é a escolha de produtos que resolvam alguma necessidade do público e que ainda não sejam uma opção abundante no mercado.

Suponhamos que você queira vender artigos de moda. Essa é uma categoria muito abrangente, então você vai precisar escolher um nicho mais específico. Você pode, por exemplo, escolher vender meias divertidas feitas com tecido vegano.

No exemplo acima, você estará solucionando o problema das pessoas que não querem adquirir produtos com materiais de origem animal, mas que, ainda assim, gostariam de ter meias com estampas engraçadas. Lembre-se sempre da dor do cliente que você está tentando solucionar com seu e-commerce!

3. Foque sua comunicação

Agora que você já definiu os produtos que vai vender e para quem, você deve estar atento à comunicação da sua marca para que você se coloque como uma opção conhecida e considerada pelo público naquele determinado nicho de mercado.

Para isso, ao preparar seus anúncios, postagens em redes sociais e conteúdos em blog — que pode ser integrado à sua loja virtual de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar —, pense na melhor forma para conversar com aquelas pessoas. O que elas gostariam de ver? Com que linguagem gostariam de ser impactadas?

Leve essas respostas em consideração na hora de criar seus conteúdos. Suas personas te darão pistas sobre, por exemplo, qual a melhor rede social para sua marca estar presente, Instagram ou Facebook? Ou então, qual o tipo de conteúdo preferido, em texto ou em vídeo, por exemplo.

Conclusão

Escolher um nicho de mercado em que sua loja virtual atuará é fundamental para que sua estratégia possa ser bem-sucedida. Ao escolher um público e produtos específicos, você diminui a quantidade de concorrentes e pode ter uma relação de mais proximidade com seu consumidor. Isso porque você vai conhecer exatamente seu perfil e que problemas ele busca solucionar com seus produtos.

Então, antes de criar seu e-commerce, está pronto para escolher com que nicho você vai trabalhar?

Publicado por: Victoria Salemi em 17/02/2020 às 16:00