Quais são os principais indicadores de mercado que devemos acompanhar no e-commerce?

Após falarmos de pontos mais técnicos e de sistemas, precisamos também falar do que é essencial para operar a loja virtual.

Para avaliar se as nossas vendas no online estão indo bem, existem indicadores de mercado que podemos acompanhar. Separamos os principais indicadores e uma breve explicação de cada um, são eles:
  • Ticket Médio: é o valor total de vendas de um determinado período dividido pelo número de pedidos deste mesmo período. Este indicador apresenta o valor médio de cada pedido da sua loja e indica a necessidade de aumento ou diminuição de valor de produto, frete e a criação de promoções.
  • Taxa de aprovação de pedidos: é o percentual de pedidos realizados que realmente foi pago. Por exemplo, você teve 100 pedidos, mas apenas 80 de fato foram pagos pelos seus clientes e viraram vendas. Sua taxa de aprovação de pedidos é 80%. Alguns fatores que podem derrubar a taxa de aprovação é a negativa do cartão de crédito ou carrinhos abandonados quando o cliente vê o preço e prazo do frete.
  • Taxa de conversão: é a taxa que nos informa quantos de nossos visitantes de fato viraram clientes e efetivaram uma compra. As plataformas indicam a quantidade de visitas no site, bem como o Google Analytics que já falamos aqui. A taxa de conversão média varia de acordo com o tipo de negócio e preço de produto, e a ideia é que a taxa sempre melhore de um mês para o outro. Então o total de pedidos dividido pelo total de visitantes (no mesmo período) é a nossa taxa de conversão.
  • Abandono de carrinho: essa é a taxa mais dolorida da loja virtual. Clientes que escolheram, colocaram no carrinho, iniciaram o preenchimento dos dados de pagamento e, desistiram. A taxa é medida pela quantidade de visitantes que não finalizaram a compra dividido pela quantidade de visitantes que iniciaram a compra. Se este número for alto, considere rever o preço e o prazo do frete bem como a aprovação do cartão de crédito.
  • Taxa de rejeição: saber quantas pessoas visitam o nosso site é importante, assim como saber o comportamento delas no nosso site. A taxa de rejeição é medida pelo número de pessoas que entraram na nossa página e não fizeram nenhuma ação dividido pelo número de acessos. Se o cliente entra no site e não clica em nenhum link ou não rola a página, é entendido como uma rejeição. Esse número está disponível no Google Analytics e nos ajuda a entender o que precisa ser ajustado no site para que o cliente permaneça e interaja.
  • Número de sessões: cada vez que um cliente entra no site, a ele é atribuído uma sessão. Caso ele saia e retorne depois de meia hora, uma nova sessão é considerada. O número alto de sessões indica que o cliente está retornando ao seu site, e que algum conteúdo o cativou. Este número pode ser combinado com a taxa de conversão para que sejam pensadas estratégias de retenção para que no próximo retorno ele efetive a compra.

Como vimos até aqui, a complexidade da criação de uma loja virtual depende de fatores como o tipo de negócio e o tipo de produto e as tecnologias que serão utilizadas, e o ideal é que todos os processos da sua venda física sejam revistos e trazidos ao digital de forma organizada e planejada, para que a venda online não se torne um pesadelo.

Isso não significa meses de planejamento e sim um dia de avaliação das necessidades para que a busca por soluções que cabem no seu bolso seja mais assertiva

Combinando decisões técnicas, operacionais e estratégicas, o sucesso da sua loja online estará mais do que endereçado e será conquistado com o passar dos meses.

Para garantir uma maior produtividade no processo de cadastro de produtos, recebimento de vendas do e-commerce, reserva e baixa de estoque é importante ressaltar a importância do ERP em todo esse processo.

A integração entre plataforma de e-commerce e software de gestão permite enviar produtos para a venda virtual com agilidade, atualizar estoque em questão de segundos, integrar uma ou mais lojas físicas para compartilhar estoques, entre outros benefícios que com o passar do tempo fica inviável fazer de forma manual.

Anteriormente falamos sobre o que é essencial para operar uma loja virtual e sobre os primeiros passos para abrir um e-commerce.

Esperamos que estes conteúdos tenha contribuído na sua jornada para o digital.

Publicado por: Debora Pazzim em 22/04/2020 às 11:37