5 passos para as lojas físicas e e-commerce se prepararem para as vendas do Natal

O Natal 2020 se aproxima, uma das principais datas do varejo físico e digital, e inquestionavelmente, uma excelente oportunidade para atrair consumidores, gerar mais vendas e obter lucros significativos. Mas para garantir maiores faturamentos e aumentar as oportunidades, é fundamental se preparar com antecedência. Afinal, é uma ocasião na qual as pessoas vão às compras para presentear familiares e amigos, se torna essencial ter os presentes em mãos. 


E para os lojistas com canais de venda físicos e digitais, nada melhor do que utilizar a integração a seu favor e garantir um número maior de vendas. Neste artigo, você poderá conferir cinco passos, a fim de preparar suas lojas para a edição do Natal deste ano.

Antes de mais nada, é interessante saber o desempenho do comércio na edição do ano passado. Segundo um levantamento realizado pela Alshop – Associação dos Lojistas de Shopping -, em 2019 o varejo registrou um crescimento de 9,5% na data. Já em relação ao comércio eletrônico, especificamente, a Compre&Confie apontou um faturamento de R$ 14,1 bilhões, no período de 15 de novembro a 24 de dezembro, ou seja, um crescimento de 29,9% em comparação à 2018. 

Em relação à 2020, as estimativas também são positivas. Primeiro, porque há uma ótima oportunidade para o comércio físico recuperar, de uma certa maneira, os altos prejuízos provocados pelo fechamento das lojas, durante o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Além disso, os pagamentos digitais como as carteiras e o pix, cresceram consideravelmente este ano, também se vê bastante beneficiado com o Natal 2020, sobretudo pela entrada de novos consumidores aos canais de venda on-line. Isso sem mencionar a liberação de parte do FGTS e o recebimento do 13º salário que tendem a movimentar mais a economia neste fim de ano.

Como se preparar para as vendas do Natal?

Nada adianta ter boas oportunidades e não estar preparado para elas, portanto, para que isso não aconteça, confira a seguir os cinco passos para não perder excelentes vendas.

1. Se atente ao estoque

O Natal vem logo após a Black Friday, uma data que movimenta bastante o estoque das lojas físicas e virtuais, liberando espaço para os itens que serão comercializados durante a época natalina. Logo, é fundamental se atentar ao período de controle e planejamento do estoque para o Natal e à quantidade de cada item, para não perder vendas. Você mais do que ninguém conhece o seu cliente e o movimento que a data costuma gerar na sua rede de lojas, não deixe de levar em consideração o potencial e as projeções do evento para este ano.  

2. Use o marketing digital a seu favor

O marketing digital é uma poderosa ferramenta para atrair os consumidores, não só no Natal, mas nas outras épocas do ano também. Logo no início de dezembro, comece a divulgar a sua campanha através de postagens nas redes sociais e e-mail marketing para a base de leads do seu e-commerce. Anúncios patrocinados no Google Ads e Facebook Ads também são bons aliados para atrair os consumidores em curto prazo. 

Divulgue produtos relacionados à data, como kits com bom custo-benefício para presentear. Lembre-se: é essencial estabelecer a comunicação com antecedência, principalmente, as lojas virtuais. Até porque as pessoas querem presentear na data certa e existe o prazo de entrega que acaba sendo um empecilho em alguns casos, dependendo da época de aquisição dos produtos. Portanto, alerte seus clientes em relação a essa urgência. Também vale conceder uma condição especial atrativa, como frete grátis nas compras acima de determinado valor, no caso das lojas virtuais. 

3. Integre os seus canais de venda

Se você possui lojas físicas e um e-commerce, é interessante integrar os canais de venda a fim de ter um diferencial competitivo, tanto no Natal, quanto em outras datas. Que tal oferecer a possibilidade do consumidor comprar um item na loja virtual e retirar na loja física mais próxima? Além de eliminar o frete, acaba com o tempo de espera para o produto chegar até a sua casa, vantajoso no caso dos consumidores que deixam suas compras para a última hora. 

4. Prepare a sua equipe de atendimento

O atendimento, seja do SAC – no caso dos e-commerces – ou da equipe de vendas – em relação às lojas físicas -, é uma das maneiras mais eficazes de fidelizar clientes. Portanto, não deixe de treinar os profissionais desse setor, para atenderem com eficiência. No caso do do varejo físico, é natural contratar vendedores temporários devido ao aumento da demanda. Logo, é importante se atentar a excelência do atendimento, os vendedores são pontes de contato entre a marca e o consumidor, portanto, a maneira como atendem interfere diretamente no resultado das vendas, imagem da loja e fidelização dos clientes.

5. Ofereça embalagens interessantes

A maioria das compras para o Natal são presentes, sendo assim, oferecer embalagens especiais, sem cobrar nenhum valor à parte, é um ótimo diferencial, tanto no e-commerce, quanto nas lojas físicas. Os consumidores estão em busca de marcas que proporcionam boas experiências do início ao fim da jornada de compra, a embalagem entra em cena como a cereja do bolo, demonstrando um cuidado a mais da loja com os seus clientes. 

Aproveite as dicas da M3, se prepare para otimizar as oportunidades de vendas, estabeleça estratégias ainda mais assertivas nas suas lojas e utilize os benefícios de um software especialista no varejo de calçados e roupas → assim os resultados do Natal serão melhores que o ano passado.

Publicado por: Pablo Ribeiro em 08/12/2020 às 07:00