Aumentar vendas aumenta os lucros da loja? Nem sempre. Saiba por quê.


Uma das razões de existência da loja é a venda e lucro, todo lojista investe sua energia nesses dois aspectos. Por mais óbvio que pareça, nem sempre aumento nas vendas significa maior lucratividade. Agora ao invés de pensar em vender, que tal reformular a pergunta: como melhorar os lucros?

Apesar da venda movimentar o negócio, nada acontece sem lucratividade – responsável por fornecer condições para investir, remunerar bem a equipe, modernizar, otimizar o estabelecimento e viabilizar a operação em lojas de roupas e calçados, independente do porte. Logo, o lucro precisa acontecer para se manter competitivo perante os concorrentes, gerar resultados e possibilitar crescimento à empresa.

Antes de estabelecer novas ações, reveja os indicadores financeiros da loja para identificar gargalos e melhorias. Relatórios facilitam a gestão financeira, pois organizam e fornecem dados detalhados para embasar a tomada de decisão.

Relatórios para Gestão Financeira

Entre alguns exemplos temos o Fluxo de Caixa, Integração Bancária DDA e o Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE) → com ele o lojista analisa faturamento, custo da mercadoria vendida, impostos, despesas fixas/variáveis/financeiras e o resultado líquido.

Dessa forma, você entende se as despesas estão alinhadas ou distorcidas com a margem bruta, o quanto o resultado da sua operação traz lucratividade, mas atenção: o DRE precisa das informações coletadas da maneira correta, muitos ainda se confundem na hora de preencher os valores:

  • Misturar custo da mercadoria vendida com compras
  • Lançar valor de empréstimos, ao invés dos juros
  • Lançar valor de impostos pagos, ao invés dos impostos da venda

Informações erradas na análise comprometem toda a estratégia da loja. Nessas horas, a tecnologia pode te ajudar na coleta dos dados – ter um ERP específico para o varejo de moda que ofereça um Relatório de DRE economiza tempo e traz segurança.

Também percebemos outro desafio para a lucratividade do negócio: em muitos casos o lucro está no DRE, mas ao olhar a gestão de compras falta o planejamento de cobertura de estoque e disponibilidade de verbas de compras.

Por exemplo, quanto preciso comprar para manter a operação saudável e o fluxo de caixa equilibrado para tocar a operação com o capital de giro disponível no momento?

Comprar por impulso, sem uma verba pré-determinada impacta diretamente no Fluxo de Caixa, pois há risco de inchar a cobertura, ficar sem recursos disponíveis para resolver o problema e o seu lucro se converte em estoque, inchando a cobertura, demandando maior capital de giro e com menos dinheiro no caixa. Ou seja, uma conta mal feita impacta gravemente toda a operação; sem um planejamento de compras, além de inchar o estoque, os lucros da loja se comprometem. Ao final, há retrabalho para reequilibrar o funcionamento da loja e garantir o lucro no DRE.

Ter um sistema com ferramentas específicas para o varejo de roupas e calçados que ajude a controlar o estoque da loja, fazer um planejamento de compras estratégico e facilitar a gestão financeira avançada otimiza a tomada de decisão.

Neste artigo, selecionamos algumas dicas para o lojista ter controle das informações, reduzir riscos e assegurar a lucratividade do negócio com planejamento e análises → quer mais detalhes sobre o assunto? Confira o vídeo do Falando de Loja.

Falando de Loja – Papo com Lojista

Publicado por: Ermelino Espindola em 23/07/2021 às 10:46