Controle de Estoque para Lojas de Calçados e Roupas

Um dos ativos mais importantes para o lojista é o estoque: além de ser responsável pela operação da loja, é a diferença entre lucro e prejuízo. Todo gestor precisa saber o momento ideal de compra, a hora de aumentar ou diminuir o giro, realizar a manutenção das atividades, etc. Toda ação no estoque impacta diretamente outras áreas como vendas, finanças e até mesmo a experiência do cliente no ponto de venda (PDV).

Por exemplo, a ponta de estoque prejudica a operação, ao analisar com maior precisão a situação das lojas, uma ferramenta de gestão especialista no varejo de moda oferece relatórios como a sugestão de transferência entre lojas, ou seja, a partir dos dados do negócio, quais estabelecimentos podem receber o produto sem inchar o estoque e facilitar a venda de um item que está com a grade quebrada? 

Muitos lojistas sentem dificuldade nas análises devido a falta de ferramentas específicas que o ajudem a entender desde a lucratividade do negócio até o diagnóstico de estoque. Quando se tem indicadores específicos, o comprador consegue tomar ações corretivas em tempo real para evitar a aquisição de itens errados ou em excesso, determinar uma verba de compra alinhada ao momento do negócio e realizar análises assertivas.

Outro indicador de estoque importante no varejo de moda: open to buy (OTB), encarregado de fazer projeções baseadas no cenário atual do negócio. Neste caso, o gestor sabe quanto precisa comprar num período para evitar rupturas, a quantidade de pedidos para receber nos próximos meses, estipula a previsão de vendas, analisa o giro das mercadorias, markup, entre outros… Interpretar esses dados facilita na definição de estratégias nos dias atuais, onde o produto estocado envelhece muito rápido em termos de modelos e coleção devido a quantidade e velocidade de lançamentos.

Quando o planejamento de compras dá errado, mercadorias erradas adentram o estoque que as acumula por muito tempo. Em consequência a rentabilidade, o markup e margem de lucro são prejudicados, pois a loja precisa fornecer descontos, fazer promoções, vender no intuito de eliminar itens parados ao invés de melhorar os resultados. Neste cenário, até a experiência do cliente no PDV se compromete por não ter sua expectativa atendida quanto aos produtos encontrados no local.

Publicado por: Murilo Roland em 27/08/2021 às 23:45